Para valorizar o seu projeto, é bem importante acompanhar as tendências mundiais e buscar inspiração no universo da arquitetura e do design. Pensando nisso, selecionamos quatro dicas que estão em alta no momento, confira! 

1. Pense na escolha das cores para transmitir o estilo visado 

Definir a cor dos ambientes e móveis do seu projeto é fundamental para conseguir exibir o estilo desejado. Com tantas opções, pode ser difícil encontrar um ponto de partida. Recomendamos que você observe a cor do ano da Pantone para buscar inspiração, pois ela influencia mundialmente no desenvolvimento de produtos, seja na decoração, na moda ou no design.

Em 2022, a cor escolhida é a PANTONE 170-3938 Very Peri, que visa à inovação, mesclando a lealdade e a consistência dos tons azuis à energia e ao entusiasmo dos vermelhos. Lembre, sempre, que a cor é essencial para expressar o modo de viver e de estar no ambiente, proporcionando uma experiência agradável.

2. Aposte em revestimentos cimentícios, que unem beleza e funcionalidade
A tendência do mercado é disponibilizar elementos funcionais, capazes de agregar beleza e praticidade aos projetos arquitetônicos. Nesse sentido, os revestimentos cimentícios da Solarium são excelentes opções para serem aplicados nos ambientes, aliando conforto e diversas possibilidades de paginações.

Nosso revestimento da linha Basic, por exemplo, é ideal para conferir sofisticação e versatilidade em espaços residenciais ou comerciais. Outra alternativa interessante são os revestimentos das linhas Vector e Concreto Ripado, lançados em 2021 pela Solarium e que podem ser o diferencial que falta no ambiente. As opções são variadas e você pode conferir aqui.

Os revestimentos cimentícios da Solarium também trazem vantagens em áreas externas, como jardins, calçadas, decks e áreas de piscina. Com opções de pisos antiderrapantes e permeáveis, garante-se ainda mais conforto e funcionalidade aos ambientes: é o caso da linha Drenaggio Praga, que alia, ainda, eficiência e sustentabilidade, pois o produto permite a captação de água para reuso.


Aplicação do revestimento cimentício da linha Drenaggio Praga, assinada pela designer Renata Rubim.

3. Minimalismo para conferir elegância 

Caracterizada pelo uso de poucos elementos, o minimalismo na arquitetura leva um design simples, com formas geométricas que proporcionam a construção de espaços sofisticados, baseando-se na simplicidade dos elementos para garantir diferenciação. Os revestimentos cimentícios de parede contribuem para dar vida a essa tendência, como é o caso da linha Pixel da Solarium, assinada pela arquiteta Fernanda Marques.

4. Iluminação inteligente

A principal aposta é a iluminação natural, que deve ser priorizada no seu projeto a partir da criação de alternativas que permitam a entrada de luz solar, como o uso de cobogós, claraboias e aberturas amplas. Os benefícios consistem na sensação de bem-estar, aumento da produtividade, melhor proveito da ventilação natural e economia de energia devido à redução no uso de luz artificial.
A Solarium é referência em cobogós, produzindo produtos cimentícios assinados por grandes nomes da arquitetura e do design nacional, com opções variadas que incluem as linhas Cobogó Votu, Cobogó Luna e Cobogó Leno. Confira aqui.


Aplicação do Cobogó Luna, assinado pelo arquiteto Décio de Lima Beck, no projeto Varanda Tropical de Juliana Santana na Casa Cor Brasília.