Na Semana do Meio Ambiente, selecionamos 6 dicas que contribuem na construção de projetos mais sustentáveis, minimizando a utilização dos recursos nas obras e reduzindo ao máximo os impactos nocivos causados ao planeta e à saúde.

Projetos sustentáveis precisam de muito planejamento, com detalhamento sobre todas as fases do processo. Isso evita que haja desperdícios nas obras e garante melhor execução e resultados. É fundamental que as práticas para a sustentabilidade sejam pensadas desde o início, considerando os vários critérios existentes. Confira a nossa seleção abaixo!

1. Utilize ventilação natural

Esse é um critério importante para economizar energia, em que se utiliza a força eólica disponível na natureza para proporcionar um ambiente agradável e com baixo impacto ambiental. O uso de produtos voltados para essa estratégia proporciona a melhora do controle da temperatura, permitindo qualidade da circulação do ar. A aplicação de cobogós é uma alternativa que capta a ventilação natural e ainda confere sofisticação e beleza aos ambientes. 

2. Aposte também na iluminação natural

Essa opção reduz consideravelmente o consumo de energia elétrica e garante enorme economia a longo prazo. Pode ser aproveitada com painéis solares, claraboias ou cobogós. Otimize esse recurso em seu projeto com essas soluções.

3. Separe os resíduos em categorias distintas 

Destinar os resíduos corretamente é fundamental para diminuir impactos ambientais e custos de obra. Você pode separar em 4 categorias:

A – alvenaria, concreto, pedras, cerâmicas, argamassa, etc. 

B – resíduos recicláveis, como papéis, papelões, plásticos, vidros, metais, aço, madeira, etc. C- não passíveis de reciclagem, como o gesso; 

D- resíduos perigosos, como tintas, óleos, solventes, etc.

4.Esteja por dentro da legislação

Siga sempre as leis e normas vigentes no país. A legislação tem regras bem definidas de proteção ambiental, que estimulam a adoção de boas práticas. Lembre-se de que não existe sustentabilidade sem responsabilidade social. A adequação total à lei também possibilita que as empresas participem de diferentes processos de certificação, que avaliam o desempenho com base em normas específicas de cada setor e podem, inclusive, se tornar diferenciais competitivos.

5.Reutilize a água da chuva

Implemente sistemas de reuso de algumas águas por meio de pisos drenantes, saída de calhas e cisternas, que podem ser aplicadas em usos de água não potável no dia a dia. Nossos revestimentos das linhas Drenaggio e Drenaggio Praga permitem a captação da água para essa finalidade, aliando sustentabilidade e elegância ao projeto.

Linha Drenaggio aplicada por Glauco Campello para a Casa Roberto Marinho no Rio de Janeiro.

6. Opte por materiais ecológicos 

Existem inúmeros materiais de qualidade que podem ser usados na obra e que causam menor impacto ao meio ambiente, como telhas ecológicas, tintas a base de matéria-prima natural e nossos revestimentos cimentícios. Na Solarium, temos o orgulho por nossos produtos serem de alta contribuição à Certificação de Edificações Sustentáveis. 

Aplicação da linha Classic, que recebe o selo SustentaX.