Linha Cobogó Atoll no Melhor Projeto de Sustentabilidade da Casa Design Niterói pelo Jornal O Globo

A sala de almoço da 15ª edição da Casa Design Niterói tem projeto dos arquitetos Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, do escritório Morsch Wilkinson Arquitetura. O ambiente com a linha Cobogó Atoll da Solarium foi premiado pelo jornal O Globo como o Melhor Projeto de Sustentabilidade da mostra.

Localizada no primeiro andar, a sala de almoço foi montada onde era a antiga copa do imóvel. A intenção dos profissionais foi criar um espaço para a família se reunir na hora das refeições.

“Quando escolhemos a sala de almoço, logo pensamos em criar um espaço onde a família pudesse se sentar, conversar e fazer suas refeições, sem interferências. Por isso, não colocamos televisão no ambiente. Hoje, a vida é tão corrida, que cada momento junto é muito importante”, explicam os arquitetos.

Para deixar o espaço de 7,5 metros quadrados aconchegante, a natureza foi trazida de fora para dentro. Um painel verde com 50 samambaias cobre completamente uma das paredes da sala de almoço. A espécie foi escolhida por se adaptar facilmente a ambientes internos, com pouca luminosidade, e não exigir muitos cuidados.

Oposta ao painel verde, uma parede com a linha Cobogó Atoll da Solarium faz com que a natureza seja ainda mais contemplada na sala de almoço. As aberturas dos cobogós permitem que o jardim lateral da casa seja apreciado, além de trazer mais luminosidade e ventilação ao ambiente. Criado no fim da década de 1920 e relegado às áreas de serviço durante muitos anos, o cobogó voltou a ganhar espaço com releitura contemporânea.

A escolha do painel verde e da parede de cobogós teve motivos que vão além da decoração: preocupação com o meio ambiente e economia de energia. Como os dois elementos trazem frescor e claridade ao ambiente, não houve necessidade de instalação de ar-condicionado, o que aliado a iluminação toda com lâmpadas de LED foram alguns dos motivos que deram ao espaço o prêmio de “Melhor Projeto de Sustentabilidade” do jornal O Globo do Rio de Janeiro.