Ana Cristina de Souza Gomes, fundadora da Solarium, no lançamento do
Livro de 20 anos da marca.

Neste mês de maio, a Solarium comemora seu aniversário de 25 anos desde a criação da empresa em 1997, na cidade de Porto Alegre/RS. Fundada pela arquiteta Ana Cristina de Souza Gomes, a Solarium carrega uma história marcada pelo pioneirismo no setor de revestimentos cimentícios brasileiro, com sua trajetória caracterizada pela busca incessante por inovação.

Ana Cristina foi a primeira empresária a acreditar na força do design nacional como diferencial de produto nessa área. Ao longo desses 25 anos, trabalhou com uma equipe de criativos, incluindo designers, arquitetos, paisagistas e artistas plásticos, que desenvolveram linhas exclusivas para a empresa. “Sou uma pessoa muito fiel. Gosto de trabalhar com quem acredito e em quem posso confiar. Procuro me cercar o máximo possível de pessoas assim, e isso ocorre bastante”, conta Ana. 

A visão da Solarium sempre foi guiada pela ideia de que o cimento pode criar inúmeros projetos. Dessa forma, apresenta a possibilidade de ser aplicado em diferentes estilos para solucionar as mais diversas necessidades. Com esse pensamento, a Solarium tornou-se referência no país, transformando cimento em arte. 

Trajetória marcada por inúmeras conquistas 

A Solarium reúne incontáveis realizações, que constroem uma linha do tempo de acontecimentos importantes, com impacto em todo o mercado. Confira, abaixo, nossa seleção apontando os principais marcos da empresa. 

1997: Em seu primeiro ano de atuação, a Solarium participa da primeira feira de produtos do setor, a Construsul. As primeiras peças contemplam a linha Classic linha Classic, ainda em tamanho 50cm x 50cm, na cor manteiga e pensadas para o entorno das piscinas.

1998: Chegada em São Paulo, com representação local, que começa a apresentar o produto aos lojistas e arquitetos. Participa pela primeira vez da mostra Casa Cor, fornecendo o piso para um ambiente concebido pelo paisagista Gilberto Elkis

1999: Este ano marca o início da rede de distribuição e representação da Solarium pelo país, estando fisicamente presente em Minas Gerais e Santa Catarina, além de São Paulo e Rio Grande do Sul. A empresa lança a linha Basic, primeira placa cimentícia lisa do mercado.

2000/2001: Participa de diversas mostras e também está presente na 1ª Feicon, mostra que mais tarde daria origem à Revestir, mais importante feira do setor na América Latina. Lançamento de dois novos pisos: Permeável e Texturizado.

2002: Instalação da terceira fábrica, agora em Brasília. Participa pela 5ª vez consecutiva da Construsul e novamente da Feicon. Transfere suas operações para um espaço ainda maior e reúne todos os seus representantes de venda na capital gaúcha pela 1ª vez.

2003: Transfere a administração das operações do grupo para a sede de São Paulo e lança uma linha de novas cores exclusivas: marfim, branco, cinza concreto, travertino, verde musgo e salmão. Começa em São Paulo a feira Revestir, considerada a Fashion Week da arquitetura.

2005/2006: Mudança em Porto Alegre para um espaço com maior capacidade de produção e abertura da fábrica no Rio de Janeiro. Passa a integrar o mercado de produtos de limpeza e assentamento específicos para suas peças, com a marca By Sol. 

O ano de 2006 marca também as primeiras exportações da Solarium para Angola e Grécia. Cristiano de Souza Gomes entra na empresa, iniciando o processo sucessório. 


Cristiano de Souza Gomes, Joaquim de Souza Gomes e Ana Cristina de Souza Gomes: família e negócios unidos na Solarium.

2007: A Solarium completa uma década no Brasil e abre nova unidade, agora em Recife. Lançamento da linha Slim. Passa também a contar com o trabalho de designers brasileiros assinando seus produtos. No ano de estreia, a designer de superfície Renata Rubim cria a linha Ellos.

2008: Heloísa Croco assina a linha Craft e a Solarium passa a sediar o Projeto Pescar, em São Paulo, com aulas de formação pessoal e profissional a jovens de baixa renda da região. É lançada a nova resina para pisos e o Fast Deck.

2009: A linha Ellos, criada pela designer Renata Rubim, ganha o Prêmio Bornancini de Design e é criado um novo produto, a Fachada Ventilada.

2011: Contando com a assinatura do paisagista Roberto Riscala e do designer Guto Indio da Costa, a Solarium lança sua linha de Complementos Urbanos, apresentando vasos e bancos. 

Recebe o Top of Mind e na Revestir, lança o piso já resinado de fábrica, que diminui o tempo de mão de obra e garante mais durabilidade ao produto.

2013: Conquista o selo SustentaX de Garantia de Qualidade e Sustentabilidade para os produtos das linhas Classic e Basic. A partir de então, passa a ser a única marca de revestimentos cimentícios a ter produtos com essa qualificação. No mesmo ano, o banco Ibirapuera, criado por Guto Indio da Costa, ganha o Prêmio IDEA/Brasil.

2015: Recebe o Empresa Cidadã, que é entregue às organizações preocupadas com o meio ambiente. No final do ano, a empresa comunica a instalação de uma nova fábrica em Guaíba/RS. 

2016: Lançamento da linha Cobogó Votú, o primeiro trabalho em parceria com o arquiteto Arthur Casas, e o revestimento de parede Pixel, segundo assinado por Fernanda Marques. 

Synapsis, o primeiro concebido pela arquiteta, recebe em 2016 o prêmio A’ Design Award na categoria Gold. Antes de acabar o ano, a Solarium recebe mais um Top of Mind Casa&Mercado.


Aplicação da linha Cobogó Votú em projeto residencial.

2017: Ao completar 20 anos, a Solarium lança produtos assinados pelos designers Zanini de Zanine e Vivian Coser na Revestir. Finaliza os trabalhos para o início das operações na fábrica de Guaíba e busca um local para a implantação de sua primeira indústria fora do Brasil. No início do ano, recebe mais duas boas notícias: o Cobogó Votú arrebata os prêmios iF e Casa Vogue de Design.

2021: Lançamento das linhas Vector, assinada pela arquiteta Fernanda Marques, Concreto Ripado, assinada por Ana Cristina de Souza Gomes e Drenaggio Praga, assinada pela designer Renata Rubim.

2022: Solarium completa 25 anos!

Trabalhar o concreto é a nossa expertise e paixão

Criar um produto nacional, de qualidade superior e com o aval e a criatividade dos designers brasileiros é a missão que concretizamos diariamente. Investimos, ao longo desses 25 anos, na formação de nossos profissionais, planejamos novas unidades e estamos com olhos no futuro, sabendo o tamanho que temos e o que queremos ter, mas sempre com os pés no chão.