Fabricação de revestimentos modernos sem agredir o meio ambiente é a proposta da empresa

Empresa de revestimentos de cimentos de São Paulo tem a sustentabilidade como um de seus valores institucionais e utiliza método de fabricação não poluente com placas de revestimento que curam sem auxílio de fornos e sem fontes de energia extra (elétrica, gás ou carvão), portanto sem emissão de gases poluentes na atmosfera.

Além disso, a composição de seus produtos também é de material reciclado e durante a fabricação não é gerado nenhum tipo de resíduo. Graças a esse trabalho, a empresa é a única fabricante nacional com patente e produtos testados pelo Instituto Tecnológico Falcão Bauer, certificação que comprova e garante a sustentabilidade dos produtos.

A presidente da Solarium, Ana Cristina de Souza Gomes, conta que o posicionamento da empresa para o mercado não é apenas o de um fabricante de pisos cimentícios. “Temos um laboratório de pesquisas para criar novos produtos e investimos de forma consistente em design e tecnologias de última geração”, diz.

Todas as suas fábricas utilizam também iluminação solar e ainda reaproveitam e captam água fluvial, além de contarem com a ventilação natural das aberturas para troca de ar quente com ar frio.

“Para a Solarium, ser ecologicamente correto é um projeto cultural da empresa. Mas certamente é importante sermos reconhecidos pelo mercado, pois muitos clientes importantes passaram a buscar produtos que sejam ecologicamente corretos”, relata ainda a presidente.

Outras ações tomadas pela empresa são o reaproveitamento da água usada na produção, utilização de água da chuva, cursos para todos os funcionários e aulas técnicas de computação para trabalhadores das fábricas.

Um espaço que recebeu recentemente os revestimentos cimentícios da Solarium é a Arena Pantanal, no Mato Grosso, que receberá jogos da Copa 2014. Essa linha de produtos possui o selo Sustentax de Qualidade e Sustentabilidade, sendo um dos recursos para atender à Certificação Leed de Sustentabilidade.

Com 15 anos de mercado e cerca de 150 funcionários, a empresa vem crescendo continuamente. Nos últimos três anos, ela atingiu o índice de 10% ao ano. Para 2014, os planos são diversificar as linhas, comprar novas máquinas e criar novos modelos para atingir novos segmentos de mercado e manter o crescimento dos negócios.

Texto: Karen Pegorari Silveira/ Divulgação