Único e vanguardista. É assim que podemos definir Ícaro Jardins do Graciosa, do Studio Arthur Casas em Curitiba/PR. O empreendimento é um verdadeiro ícone da arquitetura contemporânea e já acumula diversos prêmios nacionais e internacionais, além da certificação Ouro do Green Building Council Brasil (GBC), que comprova a preocupação do projeto com a redução de energia e qualidade de vida,  dando o título ao residencial de empreendimento mais sustentável do país.

Assinado pelo arquiteto Arthur Casas e a paisagista Renata Tilli, os três imponentes edifícios que formam o Ícaro trazem um conceito de casas suspensas, que valoriza as áreas verdes por meio de uma arquitetura completamente em harmonia ao paisagismo. 

Dentre as propostas do residencial, está a valorização da iluminação natural e a garantia de privacidade aos moradores. Aliado a essa premissa, o Cobogó Votú, criado por Arthur Casas com exclusividade para a Solarium, está presente em toda a estrutura do edifício, contribuindo com a fluidez e ventilação dos espaços.

Os contrastes criados entre concreto e madeira, e toda a atmosfera autêntica e acolhedora do projeto fazem deste um modelo a ser seguido mundialmente.

Fotos: Eduardo Macarios