Os imponentes casarões de Olinda, mais precisamente sete imóveis tombados localizados na beira mar da praia dos Milagres, no bairro do Carmo, estão de portas abertas para a CasaCor 2011, maior mostra de arquitetura e design do País, que este ano tem como tema o “Dia a dia com a tecnologia”. Os 38 ambientes montados na exposição apresentam novidades em objetos, móveis e acessórios regionais, e mesclam espaços rústicos com o que há de mais moderno na decoração contemporânea, incluindo áreas totalmente automatizadas.

Um dos destaques high techs desta edição da CasaCor é o espaço Solarium, projetado pelo arquiteto André Dantas, uma reprodução singela do que seria a área de descontração dos Jetsons. Através do sistema Simplifies, o usuário consegue controlar o funcionamento de uma série de equipamentos da residência, em tempo real, que vão desde a iluminação à abertura de portas, cortinas e sonorização do ambiente. “O gerenciamento pode ser feito através de dispositivos móveis que possuam acesso à internet, seja por um iPad, iPhone ou aparelho com o sistema Android”, exemplifica Diego Nogueira, diretor executivo da QualiHouse, empresa pernambucana que desenvolveu a solução. Segundo Nogueira, o sistema pode ser acessado via Wi-Fi.

Além do conforto, um dos principais benefícios do aplicativo é a economia. “Muita gente relaciona o produto a quem é preguiçoso, mas estamos em um mundo moderno, onde as coisas têm que ser rápidas, práticas e fáceis de fazer. Em uma escola, por exemplo, quanto não é gasto com ar-condicionado? Então, essa solução visa estimular o uso racional dos equipamentos”, salienta Diego. De acordo com o executivo, os clientes residenciais representam cerca de 70% da venda do Simplifies, mas a companhia tem como objetivo expandir a solução no segmento corporativo. “A automação hoje é uma tendência. Dentro de cinco anos, todas as empresas terão alguma solução do tipo”, almeja. A instalação do produto, que durou cinco anos para ser desenvolvido, custa cerca de R$ 6 mil.

Outro ambiente high tech que chama a atenção dos visitantes é o Lavabo do Living, das arquitetas Carla Marques e Isabela Nadler. O destaque do espaço fica por conta da pia ultra-moderna da Deca, que tem a sua torneira acionada através de um leve toque no dispositivo touch, que integra luz xênon de led, situado ao lado. Ao ser acionada, a torneira despeja água por oito segundos e o dispositivo touch luminoso fica piscando até que a última gota de água caia na pia.

Ao todo, a Casa Cor 2011 reúne 74 profissionais, entre arquitetos, designers, paisagistas e decoradores, e deve receber cerca de 30 mil visitantes. O evento, que completa 25 anos, começou ontem e segue até o dia 13 de dezembro. Quatro casas no estilo chalé, uma torre que servia de mirante, além do Clube Atlântico e do antigo Cine Olinda, que estava fechado há 47 anos, foram totalmente recuperados e sediam à mostra.

Fonte: Folha de Pernambuco