A premiada designer Renata Rubim assina três novas linhas para a Solarium Revestimentos, indústria pioneira na fabricação de pisos cimentícios no Brasil, com quatro unidades fabris espalhadas pelo território.

Grande pesquisadora de tendências, Rubin une a sustentabilidade aos desejos de consumo, mudanças de comportamento e soluções tecnológicas para as três novas linhas, apelidadas de Ovale, Praga e Permeale.

Além disso, os produtos são fabricados a partir dos conceitos de sustentabilidade, uma vez que a Solarium não usa fornos, nem elétrico nem a gás, para secagem e a água da lavagem das máquinas e ferramentas é decantada e reutilizada. Além disso, o material refugado no controle de qualidade é doado para instituições de caridade.

Linha Ovale

 

A linha OVALE surge da necessidade atual de se aproximar da natureza, sem, no entanto destruí-la. A forma orgânica da peça lembra o contorno dos seixos de rios e, quando composta numa extensão maior, permite criação de padrões celulares, colméias e também projetos de paginação de pisos da arquitetura carioca, essencialmente.

Renata Rubin consegue com a OVALE um resultado contemporâneo e simples de volumes, níveis e desníveis num produto para paredes.

Linha Praga

 

A linha PRAGA traduz a experiência de Renata Rubin na mistura da arte e do lúdico na arquitetura.

Mais uma vez apostando em formas orgânicas, Renata Rubin foi buscar em Praga, capital da República Tcheca, a inspiração para essa linha. “Tudo aconteceu a partir de numa foto da área central da cidade, que me deixou deslumbrada. O formato orgânico, porém repetitivo, como uma grade, é fascinante pela maneira como se encaixa com perfeição”, relata a designer.

No entanto, ao delinear o contorno, a profissional descobriu que nenhuma peça se encaixava 100% com as demais por ser resultado de uma complexa geometria calculada na Idade Média. Foi preciso aplicar a fórmula para decifrar o enigma e chegar ao resultado, que trouxe á tona módulos com encaixe perfeito.

Como isso as peças da linha PRAGA permitem inúmeras composições, que podem ser intercaladas com gramas, plantas, seixos, postes ou quaisquer outros elementos.

Linha Permeare

 

A linha PERMEARE foi desenvolvida para atender as necessidades de áreas externas; jardins; estacionamentos; entre outros ambientes, que necessitam de áreas permeáveis.

O formato permite ao profissional a criação de diferentes paginações, com efeitos interessantes e variados.
Além das características de sustentabilidade presentes no seu processo de fabricação, a linha PERMEARE é ambientalmente interessante por causa da drenagem que possibilita.

Mais informações sobre a designer Renata Rubin:

Carioca radicada em Porto Alegre, Renata Rubim é designer de superfícies ou surface designer, além de consultora de cores. É autora de “Desenhando a Superfície”, editado pela coleção Textos/Design da editora Rosari, de São Paulo, o primeiro livro lançado no Brasil sobre este tema. Seu escritório Renata Rubim Design & Cores atende a clientes de diferentes segmentos. Entre eles, estão empresas como Termolar, Sacaro, Sanremo, Tok&Stok, Solarium Revestimentos, entre outras.

Desde 1990, Renata ministra cursos e workshops em várias instituições de vários estados do Brasil. Desde 2006 desenvolve uma série de workshops de Criatividade e Design de Superfície em parceria com a ADP – Associação de Designers de Produto (SP).

Renata Rubim começou sua formação ainda nos anos 60, ao ingressar em 1967 no IADÊ, em São Paulo. Em 1985, ganhou uma bolsa de estudos Fulbright e freqüentou a Rhode Island School of Design, nos Estados Unidos. Um dos seus orgulhos é o fato de ter sido selecionada, no ano de 2005, em dois concursos do site www.designboom.com pelos trabalhos Simplicity (para azulejos com cristais Swarovski) e Door to Paradise (projeto adquirido pela empresa italiana Cocif).

O interesse pelo tema vem desde a infância, quando já desenhava “tapete de chão”, “chão pintado” ou “parede pintada”. Seu primeiro emprego foi numa pequena empresa artesanal em Gramado aprendendo a tecer tapetes e tecidos em teares rudimentares. Depois fez o IADÊ, em São Paulo, nos anos “de ouro” da escola (67 a 69). Anos depois voltou para Gramado, onde se destacou como design de tapetes, com participação em diversas mostras no Brasil e Estados Unidos. Logo mais ganharia a Bolsa Fulbright na Rhode Island School of Design, no Departamento de Surface Design. Na volta ao Brasil, abriu escritório próprio.

Para ela, o designer de superfícies ou surface designer normalmente tem um encanto especial por padrões (patterns) e/ou por texturas e cores. A bagagem pode ser em artes visuais combinada com uma boa dose em design (gráfico em geral), já que como qualquer profissional de design, ela está sempre atualizada em relação ás tendências, mercado, comportamentos. É importante ainda estar a par das propriedades de cada processo, de cada produto, das limitações inerentes a cada situação, pesquisando e conhecendo o processo inteiro do seu cliente: chão de fábrica, mercado, filosofia, capacidades. È imprescindível também estar consciente em relação ás responsabilidades sociais e ambientais.

O primeiro contato da designer Renata Rubin com a Solarium Revestimentos foi por intermédio da criação do piso Ellos, uma peça com design contemporâneo e características ambientais, pelo qual Rubin chegou a receber prêmio. O Ellos é um módulo de cimento, que tem os quatro lados diferentes em curvas, permitindo um grande número de composições. Nos espaços vazios criados pode ser plantada grama ou colocados seixos (pedras).