Escolha de materiais sustentáveis e aproveitamento de recursos naturais. Cobogó Votu, permite a circulação de ar e a entrada de luz natural.

Sustentabilidade é um termo que está em alta no mundo todo, nas mais diversas áreas. Este conceito está diretamente ligado à prática do desenvolvimento sustentável que prevê a idealização e a realização de ações pontuais e conscientes na sociedade. Sob este prisma, sabemos a responsabilidade que a construção civil tem. Sabemos, também, que é possível projetar e construir com sustentabilidade a partir de escolhas e abordagens inteligentes.

Cobogó Capito em render de Martins e Canto Arquitetura

Informação e comunicação são imprescindíveis em todas as áreas de atuação. Para alinhar pontos e nortear os caminhos de um projeto, os profissionais elaboram um documento conhecido como briefing. Ele é construído de forma minuciosa e contém todas as informações necessárias para que o trabalho ou projeto seja executado da melhor forma.

Continue a leitura do artigo.

Cobogó Colmeia, vencedor do iF Design Award 2024

A Linha Cobogó Colmeia, assinada pelo designer Guto Indio da Costa venceu o iF Design Award 2024. A conquista do prêmio reforça a convicção da Solarium ao apostar em talentos nacionais da arquitetura e na produção de produtos com qualidade ímpar.

Continue a leitura para saber mais sobre os Cobogós e o iF Design Award.

Área de Lazer em projeto de Reinach Mendonça. Piso da Linha Basic na cor cinza.

Espaços de convivência em casa têm se tornado um desejo comum entre muitas pessoas. A criação de ambientes que favoreçam a interação social entre os ocupantes é vital para o desenvolvimento pessoal e para a saúde física e mental. Idealizar e projetar esses espaços é um trabalho que requer bastante atenção, afinal, é preciso corresponder às expectativas e desejos de todos que vão viver neles.

Piso da Linha Basic em ambiente com estilo contemporâneo

Para desenvolver um projeto que corresponda a todos os anseios e desejos do cliente, arquitetos e designers precisam estar a par de diversas informações. Após reunir tudo o que for importante, inicia-se o desafio: pensar e definir conceitos que englobem todas as características apontadas sem perder a originalidade e a pessoalidade.

Continue a leitura do artigo.

Cobogó Votu em projeto de Cipriani Arquitetura

A relação entre luz e sombra é, desde sempre, parte essencial em variadas formas da expressão humana. Derivada direta da dualidade entre luz e escuridão, a sombra se dá como o triunfo da primeira sobre a última: é quando a luz se torna capaz de criar sua própria escuridão controlada.

Continue a leitura.

Render de projeto da arquiteta Marcela Marabuco com o Cobogó V

A facilidade de comunicação e o aumento da produtividade são algumas das vantagens que a tecnologia proporciona e, nesta seara, precisamos falar sobre o advento da Inteligência Artificial. Sua presença unânime em todas as áreas levanta discussões sobre o futuro e sobre como vamos nos relacionar com ela. 

Trazendo para a área da arquitetura, neste artigo falaremos um pouco sobre o papel da Inteligência Artificial na rotina de trabalho dos profissionais.

Boa leitura.

Piso da Linha Carrara em projeto de Fernando Thunm

A arquitetura e a fotografia são formas de arte que têm uma grande conexão. De um lado, temos a arquitetura como um tipo de manifestação artística muito antiga e imprescindível para a sociedade. Do outro, a fotografia, que nos permite eternizar momentos ou objetos importantes – ela é capaz de criar uma visão única para interpretarmos a realidade.

Também temos a fotografia de arquitetura, uma fantástica fusão que transcende os limites geográficos das edificações e permite compartilhar com o mundo obras e projetos onde quer que tenham sido construídos.

Parque dos Manguezais, na China – exemplo de parque alagável.

Sustentabilidade é um dos nossos pilares e assunto recorrente por aqui. No artigo de hoje vamos falar sobre as cidades-esponja e como utilizar as premissas deste conceito em construções ou reformas residenciais.

Boa leitura!

Chuveiro externo em área de piscina com o revestimento Joá da Solarium.

Quando a praia não está por perto, as piscinas nos clubes, condomínios ou em casa são a escolha certa. Como nem todas as áreas de lazer comportam piscinas, recorremos a outras alternativas e uma das soluções criativas para curtir a estação mais quente do ano e driblar as altas temperaturas pode ser um belo  chuveiro externo. Uma ducha bem inserida na área de lazer será refrescante e poderá dar um charme a mais.

Continue a leitura.