Render de projeto da arquiteta Marcela Marabuco com o Cobogó V

A facilidade de comunicação e o aumento da produtividade são algumas das vantagens que a tecnologia proporciona e, nesta seara, precisamos falar sobre o advento da Inteligência Artificial. Sua presença unânime em todas as áreas levanta discussões sobre o futuro e sobre como vamos nos relacionar com ela. 

Trazendo para a área da arquitetura, neste artigo falaremos um pouco sobre o papel da Inteligência Artificial na rotina de trabalho dos profissionais.

Boa leitura.

Estamos rodeados por tecnologia, em todos os lugares e em todas as atividades humanas. Cada dia há uma novidade inovadora que acaba, de uma forma ou outra, influenciando a maneira como vivemos e nos relacionamos. 

Sabemos que o trabalho dos arquitetos, designers e demais profissionais está diretamente ligado às tecnologias e suas possibilidades. Partindo deste ponto, têm surgido alguns debates sobre o panorama da Inteligência Artificial e o seu impacto na área.

Render de projeto da arquiteta Dianna Sabioni com o Cobogó Luna

Como ainda há muito o que aprender e entender sobre a capacidade da Inteligência Artificial e seus benefícios ou desvantagens, precisamos caminhar junto a ela e tirar proveito de seus recursos para aprimorar o trabalho e entregar excelentes resultados.

Se pensarmos que a Inteligência Artificial pode ser usada como ferramenta para otimizar processos e poupar tempo, devemos levar em consideração alguns pontos:

Estímulo da Criatividade
Os algoritmos da ferramenta são capazes de criar ideias e conceitos inéditos. Essas informações podem ser exploradas e colocadas em prática para gerar projetos com originalidade e exclusividade.

Tempo Extra
Com o auxílio da Inteligência Artificial, é possível automatizar tarefas que demandam tempo – como pesquisas, tendências ou análise de dados. Desta forma, arquitetos e designers podem ganhar algumas horas para se dedicarem a outros processos.

Melhor Visualização
Somos visuais e dependentes das imagens. Com a mãozinha da Inteligência Artificial, será viável a criação de renderes cada vez mais realistas. Isso além de permitir um olhar geral do projeto antes da construção, pode antecipar mudanças e alertar sobre possíveis falhas ou problemas. 

Considerando estes tópicos, é necessário levarmos em consideração o uso da ferramenta e identificarmos os enfoques de um modo geral – tanto os positivos quanto os negativos. O que temos de concreto é que arquitetura e a Inteligência Artificial compartilham diversas características e pontos em comum: repercutem no nosso modo de viver e podem apresentar soluções inovadoras para os mais complexos desafios.

Render de projeto da arquiteta Clysna Carvalho Cabo Frio-RJ com o revestimento Morris