A preocupação com o meio ambiente está em todos os lugares, inclusive no chão no qual as pessoas pisam. Exemplo disso é novo piso drenante da Solaruim Revestimentos, apresentado na Expo Revestir 2012.

Chamado de Drenaggio, o revestimento foi lançado com a proposta de cobrir grandes áreas de forma permeável. Segundo a Solarium, o piso permite que a água da chuva possa se infiltrar e chegar até o solo, melhorando assim o escoamento e evitando o acúmulo de água na superfície.

Ideal para jardins, estacionamentos e outras áreas abertas, o Drenaggio é fabricado com cimentício, um material de alta resistência feito a partir de uma mistura de componentes reciclados como cimento branco e mármore moído. Dessa forma, ele não gera nenhum resíduo.

De acordo com a presidente da Solarium, Ana Cristina de Souza Gomes, a permeabilidade do Drenaggio é de 95%. A colocação do piso, explica Ana Cristina, exige um solo bem compactado. Sobre este solo, deve se colocar 4 centímetros de areia compactada e, sobre essa areia então, colocar o piso. Ela alerta que não deve ser feito contra piso de concreto, pois este não deixaria a água escoar.

Fabricado nas cores branco, bege e cinza, o Drenaggio tem dimensões de 50x50cm e espessura de 5cm. De acordo com Ana Cristina Gomes, ele pode ser colocado em estacionamentos com movimentação de carros. Para suportar veículos pesados, como caminhões, Ana Cristina acredita que o piso precisaria ser fabricado com uma espessura maior, em torno de 8cm. Isso, segundo ela, é possível de ser feito, mas daria outro valor de venda ao piso.

Fonte: Pensei Imóveis