Versatilidade: essa palavra descreve bem como são os produtos da Solarium. Diferentes estilos de ambientes revelam as inúmeras possibilidades de aplicação do revestimento cimentício, seja em pisos, paredes ou cobogós. Confira a nossa seleção!

1. Contemporâneo

O conceito preza pelo estilo e pela simplicidade nos ambientes, aliando funcionalidade ao uso de texturas. A valorização do espaço livre é outra característica. Na decoração, utiliza formas geométricas bem marcadas por linhas retas acentuadas em todos os elementos, desde a mobília até às portas e janelas.

Ambientes contemporâneos são compostos por móveis de linhas retas e amplas, abrindo espaço para peças com design arrojado, conferindo muita personalidade. As cores são marcadas por tons neutros: preto, banco, cinza, marrom e tonalidades pastéis. Se você gosta de cores vivas, a dica é optar por tons como amarelo, magenta e verde, que trazem contraste aos tons sóbrios.

Linha Synapsis, assinada por Fernanda Marques, apresenta três componentes que podem ser combinados livremente no revestimento de superfície, com possibilidades praticamente ilimitadas de criação. É ideal para espaços contemporâneos e integrados.

O conceito de espaço aberto e integrado também faz parte desse estilo, com a ausência de paredes entre cozinha, sala de jantar e sala de estar, trazendo a sensação de amplitude. Outro aspecto desse estilo é a luminosidade, sendo bem-vinda a iluminação natural. Invista em opções como os cobogós, que também deixam o ambiente fresco e arejado.

A linha Cobogó Luna possibilita criar diferentes paginações a partir do seu elemento vazado, que também permite a entrada de luz e ventilação de forma natural.

2. Minimalista

A frase “menos é mais” define esse estilo, que tem como principais atributos o uso de poucos itens de decoração, artigos geométricos, móveis com design simples e anguloso e cores neutras. A redução dos objetos no espaço e a exaltação dos detalhes formam ambientes minimalistas que são, ao mesmo tempo, charmosos e práticos. 

A linha Pixel, assinada por Fernanda Marques, funciona perfeitamente para esse estilo, como neste projeto do arquiteto Bruno Moraes, em que foi utilizado o minimalismo oriental.

A combinação por revestimentos como concreto, madeira e metais confere um toque aconchegante e exclusivo aos projetos minimalistas. O design é clean, marcado pela elegância, com a aplicação de materiais de excelente qualidade. A dica aqui é deixar de lado todos os excessos, seja em móveis, plantas ou decoração. Abrace tons claros, como o off-white, o branco e o bege. Superfícies lisas e linhas puras são ideais para aderir a essa proposta.

A linha Concreto Ripado, assinada por Ana Cristina de Souza Gomes, pode ser aplicada na sua forma mais pura e simples nos objetos, evocando a atmosfera minimalista para o ambiente.

3. Rústico

Para criar espaços rústicos, escolha materiais que remetem às texturas naturais, como a madeira, a palha, a pedra e o cobre. Esse estilo cria sensações de aconchego, conforto e acolhimento e, para isso, dispensa a abundância e prioriza também objetos de origem artesanal, preferencialmente na paleta de tons terrosos.

Releitura da linha Legno, a Legno Rústico traz uma textura mais acentuada, em que os veios da madeira conferem toda a rusticidade necessária para os espaços.

A estética remete ao campestre, valorizando o passado e evidenciando móveis cujo uso é de longa duração, sendo definidos pela atemporalidade e resistência. A iluminação requer luz suave, indireta e aconchegante, com luminárias de piso e abajures que criam uma meia-luz, a fim de tornar o ambiente intimista.

Assinada por Renata Rubim, a linha Drenaggio Praga traz um acabamento mais rústico, sendo indicada para áreas externas.

4. Industrial 

O estilo industrial surgiu em Nova York, quando as pessoas passaram a sentir a necessidade de integrar a sua residência com o ambiente de trabalho, a partir de 1970. Inspirado em lofts e galpões onde se instalavam jovens artistas, as características dessa estética incluem a aplicação de tijolos, esquadrias escuras, materiais em concreto e tubulações e fios aparentes. O décor geralmente é composto por itens que remetem à madeira ou ao cimento queimado, preservando-se os materiais em seu estado mais rústico e natural.

A linha Pixel, bastante versátil, conferiu destaque neste projeto de apartamento industrial, pela arquiteta Marina Miot. Foto: Renan Constantin

A paleta de cores é monocromática, incluindo tons de branco, preto e cinza. Para quebrar a seriedade, é possível apostar em cores vibrantes nas cadeiras, luminárias e quadros, trazendo vida ao ambiente. Como a ideia é reproduzir a estrutura das indústrias, os ambientes não costumam ter paredes e são totalmente interligados. Outro traço marcante são as janelas que vão do chão até o teto, explorando a iluminação natural e integrando a paisagem externa ao ambiente.

Que tal escolher um dos nossos produtos para o seu estilo de projeto? Conte conosco!