Os revestimentos cimentícios da Solarium são uma excelente opção para áreas externas, aliando funcionalidade e beleza estética. Para ajudar a realizar a melhor escolha, vamos abordar algumas dicas dos produtos ideais nesses espaços, que podem ser aplicados em paredes, pisos, decks e bordas de piscina. O importante é ter certeza de que o material é resistente e proporciona conforto e segurança, correspondendo às características do projeto.

Em relação ao conforto térmico, o revestimento cimentício para o piso deve ser na cor clara: quanto mais clara a peça, menos calor é absorvido. A cartela de cores claras da Solarium inclui o branco, travertino, gelo, cinza e fendi, excelentes alternativas que retêm menos calor.

A Solarium conta com peças que trazem todos esses atributos para compor áreas externas, com cores e modelos variados, incluindo opção de pisos, bordas, ralos, grelhas, soleiras e rodapés. Confira a nossa seleção com alguns dos produtos ideais para esses ambientes.

1. Linha Classic 

É um clássico da Solarium para áreas externas e decks de piscina pela sua antiderrapância e conforto térmico nas peças de cor clara. Confere beleza e sofisticação ao projeto, destacando-se também pela durabilidade.


Aplicação da linha Classic em projeto da arquiteta Fernanda Marque para a Fazenda Boa Vista. Foto: Fernando Guerra.

2. Linha NewRock 
Antiderrapante, é perfeita em áreas molhadas e possui três texturas diferentes, todas remetendo à pedra natural Caxambu, o que proporciona ótimo conforto térmico devido à coloração mais clara do produto. Alia praticidade e versatilidade, criando um ambiente de fácil manutenção.


Aplicação da linha NewRock, em projeto do arquiteto e paisagista Fernando Thunm, em Porto Alegre/RS.

3. Linha Ellos

Perfeita para calçadas, jardins e entradas de garagens, seu desenho exclusivo e versátil permite a criação de nove combinações de paginação, adequando-se a diferentes estilos de projeto. Assinada pela designer Renata Rubim, a linha é vencedora do Prêmio Bornancini de Design.


Aplicação do revestimento cimentício da linha Ellos na cor travertino, em projeto da arquiteta Cilene Lupi. Foto: Fabia Mercadante.

4. Linha NewSand 

Sua proposta visa à aproximação da arquitetura com a natureza. Inspirada nas areias da costa brasileira, combina muito bem com áreas externas, já que sua textura é antiderrapante. Reúne beleza e elegância para valorizar o projeto.


Aplicação da linha NewSand em projeto do escritório RAF Arquitetura, no Hospital COPA STAR.

5. Linha Permeare 

Desenvolvida para ser aplicada em áreas que necessitam de permeabilidade, seu formato possibilita a criação de diversas paginações, com efeitos variados que podem abusar da criatividade. 


Linha Permeare aplicada em projeto das arquitetas Schirley Patricia Loureiro e Margareth Ribeiro de Recife.

6. Linha Drenaggio 

Linha da Solarium que acompanha a tendência mundial de revestimentos cimentícios ecológicos e que preservam a natureza, aliando eficiência e sustentabilidade ao projeto. O produto permite a captação de água para reúso e tem textura antiderrapante, o que garante maior segurança a quem circula no espaço, conferindo funcionalidade e elegância em áreas externas. 

7. Linha Praga 

Com design assinado por Renata Rubim e premiada com o IF Design, apresenta um formato orgânico inspirado na cidade de Praga. As peças podem ser encaixadas perfeitamente de diversas formas, criando um grande número de possibilidades de paginação que deixam as áreas externas cheias de personalidade

Em 2021, a Solarium lançou a versão permeável e com textura antiderrapante dessa linha: a Drenaggio Praga, que resulta em um produto completo e ideal para aplicação em jardins, calçadas e áreas abertas em geral. Esse revestimento é extremamente inovador, possuindo um sistema de drenagem em que a água da chuva pode ser recolhida e armazenada em reservatórios para reutilização, união perfeita entre beleza, sustentabilidade e eficiência


Aplicação do revestimento cimentício da linha Drenaggio Praga.