Parede com revestimento da Linha Catavento.

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, estamos, constantemente, buscando alternativas para driblar o calor. Em diversas partes do país é, praticamente, impossível passar por essa estação sem ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado. O que muitos esquecem, é que existem outras saídas para garantir conforto térmico.

Continue a leitura do artigo para saber mais!

Você já deve ter ouvido, diversas vezes, que a escolha das cores influencia na temperatura, certo?

A afirmação é correta e explicamos o porquê: as cores escuras, como o marrom e o preto, tendem a absorver grande quantidade de calor; já as cores claras, como bege e branco, absorvem menos.

Isso acontece devido à reflexão da luz. A cor branca, por exemplo, reflete 80%; o preto, 2%. Logo, cores que refletem mais luz tendem a causar maior conforto térmico.

Revestimento da Linha Contemporânea em destaque junto as plantas.

Essa sensação de ‘frescor’ ocasionada em ambientes com cores claras pode ser percebida por quem tem animais de estimação. Quando os pets estão com muito calor, buscam permanecer em espaços claros e arejados – anote esta dica!

Além do conforto térmico, as cores claras proporcionam iluminação e sensação de limpeza e espaço aos cômodos. Essas tonalidades são versáteis, podem ser aplicadas em qualquer cômodo e combinam com diferentes estilos de decoração.

Outros elementos podem ser de grande valia para quem busca ambientes com maior conforto térmico:

Uso de Cobogós
Os Cobogós têm papel fundamental em projetos idealizados para localidades com temperaturas mais altas. Devido às suas características, os Cobogós permitem a passagem de luz natural, bloqueiam os raios solares diretos e viabilizam a ventilação natural. 

Cobogó Atoll.

Lâmpadas frias
Os modelos em LED ou fluorescentes emitem menos calor do que as lâmpadas incandescentes. Além de conforto térmico, lâmpadas de LED consomem menos energia.

Plantas
É possível deixar o ambiente mais arejado e fresco utilizando plantas. Elas melhoram a umidade do ar e, consequentemente, diminuem a temperatura. 

Se o conforto térmico faz parte do seu projeto, conheça as nossas opções de cores claras para pisos e paredes e mãos à obra!