A crescente urbanização aliada ao aumento das preocupações socioambientais traz à tona a questão dos espaços verdes nas cidades. As iniciativas de compensação ambiental vêm ganhando força nesse contexto, destacando-se, entre elas, os jardins verticais, que estabelecem um novo mercado de atuação para os ramos da arquitetura, decoração e paisagismo. 

Os jardins verticais já existem há muitos anos, desde a época dos jardins suspensos da Babilônia. As adaptações foram constantes até resultarem nos grandes projetos conhecidos atualmente. O ponto crucial da história ocorreu quando o botânico Patrick Blanc iniciou seus estudos: ele desenvolveu técnicas para a construção destes jardins de forma consolidada, por meio da hidroponia, para permitir a replicação do jardim vertical em diversos locais. 

O sistema hidropônico criado por Blanc obteve diversas melhorias ao longo do tempo, possibilitando a popularização dos jardins verticais, tornando-os,portanto, uma tendência cada vez mais em voga. Isso se deve, também, à versatilidade de aplicações possíveis, tanto em projetos empresariais como residenciais.

Estudos científicos têm comprovado que ambientes repletos de vida verde influenciam positivamente na mente e no corpo, reforçando a conexão com a natureza. O resultado é a melhora do bem-estar, garantindo conforto e acolhimento em diferentes espaços, seja em áreas internas ou externas das construções.