Cobogó Leno na divisória entre cozinha e sala.

A procura por espaços pequenos vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo. A tendência é uma resposta ao estilo de vida de quem tem uma rotina corrida e prioriza a praticidade. Para unir conforto e estilo em espaços limitados é preciso ter um bom planejamento, e aí os arquitetos e designers fazem a mágica acontecer.

Continue a leitura do artigo!

Transformar um local em lar pode ser desafiador, todos sabemos. O ponto aqui é outro: como transformar um local pequeno em um lar com personalidade e comodidade, capaz de promover bem-estar e qualidade de vida? Com profissionais qualificados, um bom projeto e soluções funcionais.

Otimizar é o ponto-chave quando nos referimos a espaços pequenos. E para que todos os cantinhos sejam aproveitados, organização e estratégias inteligentes são fundamentais. É importante ficar atento a escolha de cores, materiais e móveis, a assertividade neste caso, faz toda a diferença. 

Separamos algumas dicas, confira!

Controle os excessos
Pode ser difícil para algumas pessoas, mas é crucial por aqui, onde ‘menos é mais’. O ideal é optar por móveis e eletrodomésticos versáteis e multifuncionais. Dessa forma, o ambiente não fica sobrecarregado e você tem mais espaço livre para aproveitar. 

Dê importância às cores
Tons claros e neutros transmitem sensação de profundidade e fazem os ambientes parecerem mais amplos – e isso vale tanto para paredes quanto para pisos. Contudo, se você não abre mão de tons escuros, opte por utilizá-los em um ponto focal como paredes que fiquem ao fundo ou artigos de decoração e móveis. 

Solo Levigato, na cor Ash, em piso e parede.

Um piso para todos os ambientes
Utilizar o mesmo piso em todos os ambientes é um truque muito comum quando falamos em espaços compactos. A escolha de pisos diferentes para cada ambiente acaba delimitando os espaços e, quando os pisos são iguais, o local ganha amplitude.

Verticalização
Mesmo com pouco espaço é possível criar um ambiente funcional. Se a limitação está no entorno, uma saída inteligente é preencher os espaços verticalmente. Use as paredes para instalar estantes, nichos, suporte de plantas e aparelhos eletrônicos. Dessa forma você agrega itens sem perder espaço de circulação.

Cobogó Atoll ao lado de parede com nicho, estantes e plantas.

Cobogós
Além de integrarem a decoração, os cobogós são ótimos aliados em projetos para apartamentos pequenos. Dentre as suas funcionalidades, podemos destacar uma bem importante: espaços com privacidade que permitam entrada de luz e circulação de ar. Invista!

Cobogó V demarcando a divisão entre sala e cozinha.