Imagem do Salone del Mobile.Milano

Reprodução: Instagram
Reprodução: Salone del Mobile Milano Official – Instagram.

A tradicional Semana de Design de Milão aconteceu de 18 a 23 de abril e reuniu 1.962 expositores, incluindo mais de 550 jovens talentos com menos de 35 anos e 28 escolas de design.

Em seus pavilhões, o evento criou diferentes universos: o Salone Internazionale del Mobile, a Exposição Internacional de Acessórios de Decoração, o Workplace 3.0, o S. Project, o Euroluce e o Salone Satellite. Neste ano, o evento teve como foco o design em escolas e universidades, sob o tema “Escola de Design: Construindo o (impossível) – processo, progresso, prática”.

A abordagem sustentável foi outro ponto de destaque desta edição, tornando-se absolutamente primordial para a identidade do evento. Para isso, o Salone saiu em busca da certificação ISO 20121 para a gestão sustentável. O mais importante festival de Design do planeta anunciou mudanças em suas estruturações, organizando todas as atividades para serem voltadas ao uso eficiente de recursos e a redução de impactos socioambientais. 

Euroluce 

Mostra bianual voltada ao setor da iluminação, a Euroluce foi apresentada em um novo formato. Concebida com um viés urbanístico pelo estúdio Lombardini22, destacou-se por seu layout repaginado, que formou um anel irregular, geometricamente poligonal, fluido e livre, criando uma verdadeira “cidade luz”. 

Foto: Francesco Merlini

Com percurso circular, o objetivo da nova configuração foi o melhor aproveitamento dos espaços da feira, garantindo uma experiência inovadora e otimizada para os visitantes. O estúdio de design Formafantasma fez a curadoria de um grande espaço público da Euroluce, com exposições relacionadas ao tema da iluminação. Já o arquiteto Beppe Finessi foi o mentor de todo o conteúdo cultural da mostra.

Entre os vários produtos expostos, houve um grande impulso para a modularidade, liberdade de composição e personalização, em uma abordagem mais holística do design, a fim de questionar a fronteira entre iluminação decorativa e técnica. Ambientes imersivos ganharam vida para exibir como as marcas interpretam as mudanças comportamentais e os diversos estilos de vida. A exposição mostrou como os designers utilizam a luz a serviço da criatividade, a partir da criação de conceitos inéditos. 

Imagem Euroluce, Salone Del Mobile.Milano. Reprodução: Instagram
Reprodução: Salone del Mobile Milano Official – Instagram.

A variedade de propostas da Euroluce 2023 contemplou desde inovações em luminárias para uso externo, interno ou industrial até soluções dedicadas ao setor hospitalar, passando por sistemas de automação de iluminação a fontes de luz e softwares. As pesquisas evidenciaram a relação entre luz e volume, acabamentos, materiais sustentáveis, digitalização e conforto visual, exibindo grande versatilidade. 

A Euroluce confirmou o seu protagonismo como evento de vanguarda também no campo da sustentabilidade, abordando conceitos de iluminação inteligente e centrada nas pessoas. Sensores, conexões de rede e tecnologia sem fio se tornam aliadas para a economia circular, permitindo monitorar tendências e desempenhos de consumo.

Imagem Euroluce, Salone Del Mobile.Milano. Reprodução: Instagram
Reprodução: Salone del Mobile Milano Official – Instagram.

Presença brasileira

Os brasileiros dominaram os pavilhões da Semana de Design de Milão. De marcas consagradas nacional e internacionalmente a designers estreantes, os projetos do nosso país marcaram presença no Salone del Mobile.Milano e no Fuorisalone.

A marca A Lot of Brasil, que tem como líder o designer Pedro Franco, foi um dos destaques ao discutir aspectos como a ancestralidade nas peças exibidas. A Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento) apresentaram o “Design Brazil + Industry“, com trabalhos colaborativos de 21 fabricantes e 19 designers.

Imagem de estande Design Brazil + Industry. Foto: Sharon Abdalla/HAUS.
Foto: Sharon Abdalla/HAUS. 

Na Via Maroncelli, o arquiteto Arthur Casas, que assina a linha Cobogó Votú da Solarium, trouxe para Milão a nova coleção produzida para a marca Etel Design. As peças produzidas aliam sofisticação e beleza

Coleção de Arthur Casas para Etel Reprodução: Filippo Bamberghi
Arthur Casas x Etel. Reprodução: Filippo Bamberghi

Reconhecido por seu trabalho em neon, o paulistano Alê Jordão apresentou a obra “Carnaval”. Inspirada nos efeitos lúdicos e coloridos da iluminação desenhada pelo arquiteto Carlo Mollino, a instalação se revela através de um arco em ferro pintado de rosa com a escrita “Sexy Pink”, em neon. Além dela, Alê transformou uma das salas da Galleria Paola Colombari em um salão de dança com cinco luminárias em neon de 1,60 m de altura, nas cores amarelo, azul, laranja, verde e rosa.  

Imagem da exposição de Alê Jordão. Foto: Divulgação | Gazeta do Povo
Foto: Divulgação | Gazeta do Povo.

Design, tecnologia e sustentabilidade

Essas três palavras com certeza definem a essência do que foi a Semana de Design de Milão 2023. O evento cumpriu sua promessa: realizar um diálogo entre arquitetura e design, enriquecendo e inspirando os visitantes a partir de uma perspectiva que valoriza as práticas sustentáveis visando à inovação.