Imagem de cobogó Solarium em projeto de fachada.

A Semana Mundial do Meio Ambiente começou! De 01 a 05 de junho, ações são organizadas por todo o mundo para promover a conscientização socioambiental.

Organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), serve como uma plataforma global para estimular atitudes sustentáveis.

Dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias. Neste ano, o tema da campanha destaca as soluções para a poluição plástica. A Solarium Revestimentos apoia essa iniciativa e traz 5 dicas para arquitetos realizarem obras aliando sustentabilidade e qualidade. Confira a nossa lista!

1. Eficiência energética

Projetos com respeito ao  meio ambiente devem prever  alternativas energeticamente eficientes, utilizando técnicas como isolamento térmico adequado, orientação solar favorável e aproveitamento da luz natural, a partir do uso de tecnologias eficientes como os painéis solares fotovoltaicos de energia renovável. Aqui na Solarium, temos opções de cobogós, peças de revestimento cimentício que permitem a iluminação natural aos ambientes, bem como a circulação de ar. Leia aqui todas as vantagens dos cobogós

Imagem do Cobogó V Solarium em ambiente contemporâneo.
Produto Cobogó V Solarium, assinado pelo designer Zanini de Zanine. Perfeito para iluminar naturalmente os espaços, conferindo um toque contemporâneo.

2. Materiais sustentáveis 

É importante escolher materiais de construção sustentáveis, como madeira certificada, produtos reciclados, revestimentos produzidos com baixo impacto ambiental e materiais de construção de origem local. Dessa forma, é possível reduzir os gases de efeito estufa no ambiente. Na Solarium, adotamos um processo de fabricação sustentável, com cuidado minucioso na fabricação de cada peça e uso de maquinário reduzido, baixo consumo de energia e reaproveitamento da água.

3. Gestão da água

Integrar sistemas de conservação da água faz toda a diferença para reduzir o consumo excessivo. Na Solarium, temos opções de pisos drenantes que permitem o escoamento superficial, garantindo que praticamente 100% da água seja infiltrada através de sua estrutura, podendo esta infiltrar no solo ou ser transportada através de sistemas auxiliares de drenagem., propiciando o  reúso de água.

Imagem da linha Drenaggio Solarium, piso permeável em projeto para Casa Roberto Marinho.
Permeável e com textura antiderrapante,o piso Drenaggio da Solarium foi especificado  por Glauco Campello para a Casa Roberto Marinho no Rio de Janeiro/RJ. Fotos: MCA Estúdio

4. Paisagismo sustentável 

Projetar espaços ao ar livre com vegetação nativa, plantas adaptadas ao clima local e técnicas de paisagismo que minimizem a necessidade de irrigação intensiva e manutenção frequente são excelentes estratégias para valorizar o meio ambiente.

Imagem das linhas Arena e Cobogó V Solarium em projeto paisagístico.
As linhas Arena e Cobogó V protagonizaram esse belíssimo projeto desenvolvido pelo paisagista Roberto Riscala para Casa Cor São Paulo 2019.

5. Gerenciamento de resíduos 

Adotar estratégias de gerenciamento de resíduos desde o início do projeto, incentivando a reciclagem, a reutilização de materiais e a redução da geração de resíduos durante a construção da obra são aspectos essenciais para o uso inteligente dos recursos. 

Gostou das ideias? Comece a colocá-las em prática no seu próximo projeto. Fale conosco para saber como os revestimentos cimentícios Solarium contribuem para a sustentabilidade, beleza e funcionalidade.