Piso da Linha Carrara em projeto de Fernando Thunm

A arquitetura e a fotografia são formas de arte que têm uma grande conexão. De um lado, temos a arquitetura como um tipo de manifestação artística muito antiga e imprescindível para a sociedade. Do outro, a fotografia, que nos permite eternizar momentos ou objetos importantes – ela é capaz de criar uma visão única para interpretarmos a realidade.

Também temos a fotografia de arquitetura, uma fantástica fusão que transcende os limites geográficos das edificações e permite compartilhar com o mundo obras e projetos onde quer que tenham sido construídos.

Piso Classic na cor Cinza

Fundamental à existência, a arquitetura influencia o bem-estar das pessoas e tem grande impacto social. Mais do que criar estruturas físicas, ela molda o ambiente como um todo, permite o convívio e promove qualidade de vida. Partindo do ponto de que os espaços refletem nossas personalidades e preferências, a fotografia de arquitetura desempenha um valioso papel: documentar as obras e suas singularidades.

Hoje podemos dizer que ambas expressões artísticas evoluíram e cresceram em paralelo. Sob este prisma, precisamos levar em consideração o valor estético dessas imagens e sobretudo, entender o valor histórico delas. 

Compreender o propósito e o papel da fotografia de arquitetura é simples. O registro em si, além de comunicar, representa arquitetonicamente técnicas e perspectivas que nos primórdios, só podiam ser vistas, estudadas, difundidas e analisadas ao vivo.

Dentre as diferentes finalidades que a fotografia de arquitetura cumpre, podemos destacar:

Viés artístico
Captar imagens de lugares e ambientes pode ser poético se pensarmos que essas imagens poderão causar sensações e emoções aos espectadores. 

Registro profissional
Todo projeto finalizado demandou trabalho e dedicação. Assim, é importante fazer o registro não apenas para consultar futuramente, mas para montar um portfólio – artigo de extrema importância na área.

Piso da Linha Basic na cor Travertino

Documentação histórica
A fotografia de arquitetura vem documentando as edificações desde muito tempo. Isso é fundamental para percebermos a evolução arquitetônica e todas as mudanças ocorridas com o passar dos anos.

Social Media
Na era digital, as imagens têm poder absoluto. Com diversos recursos e equipamentos avançados, a fotografia de arquitetura chegou em um patamar altíssimo. Ela se faz essencial à área porque desperta interesse e curiosidade. É o que alimenta a audiência neste momento em que todos estão conectados.

Piso da Linha Carrara nas cor Cinza