Pelo menos cinco estados brasileiros estão enfrentando o que já é considerada a pior seca em 91 anos. Com isso, há um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro e consequentemente a necessidade em nos mobilizarmos e fazermos nossa parte. O alerta vale para os Estados que se localizam na bacia do Rio Paraná: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Mais do que nunca, é um momento de conscientização e de uso racional de água e energia. Evitar o desperdício desses recursos é nossa obrigação como cidadãos para impedir o desabastecimento. Porém, por meio de mudanças simples na sua rotina, como o uso de águas residuárias, é possível reduzir consideravelmente os impactos da crise. 

Pensando em aliar beleza, funcionalidade e sustentabilidade, a Solarium oferece uma linha de pisos permeáveis que permite fazer a instalação do revestimento dentro de um sistema de drenagem em que a água da chuva pode ser recolhida e armazenada em reservatórios para a reutilização. 

Outra opção é utilizá-los em áreas externas, como calçadas ou estacionamentos, que pode ser feito o escoamento imediato da água, que naturalmente será encaminhada para o lençol freático.

A linha Drenaggio faz parte da tendência mundial de revestimentos cimentícios ecológicos e de conservação da natureza. Permeável, com textura antiderrapante, também é aplicada para uso industrial, contribuindo para o uso consciente e sustentável da água.

A Solarium tem o respeito ao meio ambiente como um dos pilares da empresa, portanto, todos os produtos curam sem o auxílio de fornos em um processo não-poluente, que não libera gases nocivos na atmosfera e não usa fontes externas de energia. Além disso, 70% da água que utilizamos em nossa produção é de reúso, reforçando o nosso compromisso.

Usos para a água residuária

Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), existem diferentes usos para a água residuária que podem ser aplicados no dia a dia, em diferentes contextos. Conheça alguns deles:

• Usos urbanos não-potáveis: irrigação paisagística, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, lavagem de veículos, lavagem de ruas e pontos de ônibus, etc.
• Irrigação paisagística: parques, cemitérios, campos de golfe, campus universitários, gramados residenciais e telhados verdes.
• Irrigação de campos para cultivos: plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, viveiros de plantas ornamentais.
• Usos industriais: refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento.
• Usos diversos: aquicultura, construções, controle de poeira, dessedentação de animais.

Esse aproveitamento através dos pisos drenantes também reduz eventuais problemas causados pelas chuvas, como enchentes e alagamentos.

Conheça a linha Drenaggio e inclua em seu projeto!