Escolha de materiais sustentáveis e aproveitamento de recursos naturais. Cobogó Votu, permite a circulação de ar e a entrada de luz natural.

Sustentabilidade é um termo que está em alta no mundo todo, nas mais diversas áreas. Este conceito está diretamente ligado à prática do desenvolvimento sustentável que prevê a idealização e a realização de ações pontuais e conscientes na sociedade. Sob este prisma, sabemos a responsabilidade que a construção civil tem. Sabemos, também, que é possível projetar e construir com sustentabilidade a partir de escolhas e abordagens inteligentes.

Redefinir as práticas e reformular os conceitos acerca da construção civil é um desafio diário que tem atingido resultados satisfatórios. Com a intensificação das preocupações ambientais, os profissionais e as indústrias precisaram buscar saídas alternativas para contornar os problemas sem perder efetividade e qualidade.

A arquitetura, como protagonista de mudança e transformação, passou a desempenhar um papel fundamental. Por ter a capacidade de definir a maneira como interagimos com os espaços ao nosso redor, ela vem se adaptando e entregando mudanças significativas quando se trata de construir e habitar reduzindo os danos ao meio ambiente. 

Os arquitetos e designers, por sua vez, dão tom ao enredo ao projetar e executar edificações que se aproveitam de todas as vantagens de uma construção sustentável. Não trata-se apenas da escolha de materiais eco-friendly, estes profissionais precisam levar em consideração fatores importantes como: condições climáticas do local, eficiência energética, conforto térmico, dentre outros. 

Piso drenante da Linha Drenaggio nas cores Cinza e Terracota, em um ambiente repleto de elementos da natureza. Sustentabilidade e bem-estar garantido.

Construções sustentáveis, além de promover a redução dos impactos ambientais, devem priorizar o bem-estar e a saúde dos ocupantes. Aqui, a assertividade é o elemento-chave. Trouxemos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração ao idealizar projetos sustentáveis.
Veja:

Arquitetura Bioclimática
Abordagem de design sustentável onde recursos naturais como luz natural ou vento são priorizados para conforto e eficiência energética às construções.

Aproveitamento de luz e ar natural com o Cobogó V.

Energia solar
Alternativa que vem ganhando cada vez mais adeptos, os sistemas de energia solar fotovoltaicas fornecem energia limpa e economia.

Captação da água da chuva
Importante ação sustentável. A captação da água da chuva pode acontecer durante a execução da obra, reduzindo custos no orçamento e impacto ambiental. Ainda, essa prática é bem-vinda como ponto especial do projeto, ao idealizar espaços com pisos drenantes, por exemplo.

Pisos drenantes, peça-chave para uma construção sustentável.

Materiais sustentáveis
A escolha dos materiais é fundamental porque está diretamente ligada à sustentabilidade dos projetos. Dar preferência a empresas e materiais eco-friendly é o primeiro passo para uma construção sustentável. 

Sustentabilidade é um dos pilares da Solarium. Conheça a nossa coleção e faça escolhas inteligentes!