Modernidade, versatilidade e praticidade. Elementos que remetem à natureza ganham força entre as tendências de arquitetura para 2023. Logo, pode-se esperar o uso abundante de formas orgânicas, cores e iluminação naturais com os revestimentos cimentícios da Solarium. 

Percebeu que muito do que foi tendência no ano anterior segue com força total para 2023? Segundo especialistas, isso ainda é reflexo das mudanças de comportamento do pós-pandemia. A realidade é que, desde então, as pessoas mudaram sua relação com o lar — e a casa ganhou novos significados.

A seguir, confira o que estará em alta na composição dos ambientes durante o próximo ano! 

1. Design arredondado e formas orgânicas

É tendência para trazer mais suavidade, delicadeza e conexão com a natureza. A linha Drenaggio Praga da Solarium, assinada pela designer Renata Rubim, alia as formas orgânicas ao conceito ecológico.

Contemporâneo e inovador, o produto é ideal em espaços abertos justamente pela sua tecnologia 100% permeável. Com a textura antiderrapante, o material garante maior segurança para quem circula em espaços como jardins e calçadas. 

A Solarium uniu a beleza das formas orgânicas da linha Praga ao conceito sustentável da linha Drenaggio.

2. Cores naturais

A naturalidade nos ambientes também passa pela composição de cores. Tons terrosos e claros reforçam a sensação de aconchego e tranquilidade. Melhor ainda é quando texturas que imitam elementos naturais incrementam pisos e revestimentos.

Esse é o caso da linha Lisboa, que possui a beleza da pedra portuguesa, mas com a funcionalidade do revestimento cimentício. Além de ser antiderrapante, suas placas agilizam e facilitam a instalação em relação à pedra original.

Qualidade e beleza: características que marcam a linha Lisboa.

3. Iluminação natural

A iluminação natural em abundância, além de trazer diversos benefícios à saúde, também valoriza os espaços. Além disso, projetos que usam a luz solar de maneira eficiente são capazes de aliar economia e sustentabilidade — tendência de arquitetura para 2023 que só tende a crescer.

O Cobogó Votú da Solarium é perfeito para quem valoriza iluminação natural, mas não abre mão da privacidade. Criada pelo arquiteto Arthur Casas, essa linha permite a circulação de ar e impede praticamente toda a visibilidade, sendo possível usá-la em áreas externas e internas com sucesso.

O Cobogó Votú confere beleza e elegância a qualquer projeto, seja residencial ou comercial.

4. Design Biofílico

Projetos que trazem elementos naturais vêm ganhando cada vez mais os espaços residenciais e corporativos. Por isso, o design biofílico segue com força total nas tendências de arquitetura para 2023 e entra nos espaços para aliar a beleza das plantas ao bem-estar físico e mental das pessoas.

Para aplicar esse estilo, é importante seguir alguns passos, como projetar espaços que incorporem árvores e plantas, por exemplo. Nesses casos, o Cobogó Luna é uma excelente opção, pois seus recortes vazados permitem diferentes paginações e composições, bem como a incorporação de plantas e flores ao espaço.

A inspiração para a criação do Cobogó Luna veio da pesquisa dos efeitos gerados da superposição das formas côncavas e convexas do mesmo objeto.

5. Sustentabilidade

Não basta apenas incorporar elementos da natureza — é preciso também ser ambientalmente responsável. Nesse caso, a tecnologia possibilita a construção de espaços inteligentes e que aproveitam os recursos naturais, seja a luz natural ou a água da chuva.

A linha Drenaggio segue a tendência mundial de revestimentos cimentícios ecológicos, com foco na conservação da natureza. Sua composição permeável e textura antiderrapante são ideais para aplicação em áreas externas. 

O piso Drenaggio, nas cores cinza e terracota, foi especificado no Orquidário Santa Rita de Cássia, em Manhuaçu/MG.

O que você achou das tendências de arquitetura para 2023? Já sabe: conte com nossa linha de produtos para criar projetos alinhados às necessidades do mercado no próximo ano!