Pensar na construção de piscinas vai muito além do espaço de instalação: é necessário atentar a todos os detalhes do projeto, principalmente no tipo de revestimento cimentício que será escolhido. 

Para auxiliar nesse processo, selecionamos algumas dicas que podem ser úteis durante a fase de desenvolvimento e escolhas de produtos. Continue a leitura e confira! 

1. Pense na localização: Recomendamos que a área da piscina receba luz do sol durante a maior parte do ano. Em geral, dê preferência à região norte do terreno, pois a incidência de raios solares é mais forte. Observe aspectos como a existência de prédios ao redor da localidade e a corrente de vento. Verifique, também, se o lugar escolhido garante privacidade.

Neste projeto da Haus Arquitetura com aplicação do piso da linha Classic e do revestimento cimentício de parede da linha Joá, a localização da piscina recebe boa incidência dos raios solares.

2. Avalie o tamanho: Para maior comodidade aos banhistas, a piscina deve ter boa área de circulação ao redor. A sugestão é identificar o tamanho ideal do terreno e multiplicar o espaço reservado por dois. Por exemplo: em uma piscina de 8m², o aconselhável é ter, ao menos, 16m² de terreno.

No projeto de João Armentano e paisagismo de Roberto Riscala, a linha Carrarase destacou no espaço da piscina, com boa área de circulação reservada. 

3. Profundidade: O ideal é que, em residências, esteja entre 1,30m e 1,40m de profundidade. Caso o projeto seja de piscina para uma família com crianças, opte por deixar uma parte mais rasa, evitando acidentes e permitindo a interação de todos.

4. Material antiderrapante: O revestimento ao redor da piscina deve ser sempre antiderrapante, o que garante maior segurança para quem circula ao redor. 

A linha Classic, pioneira da Solarium, tem essa característica e é altamente indicada em projetos de áreas externas. Confira aqui alguns projetos com esse produto e inspire-se!

Linha Classic aplicada em projeto residencial de Graziane Rodrigues, do escritório Sutti Arquitetura. Fotos por Priscilla Paggiaro.

5. Refletir a sua personalidade: Como em qualquer cômodo da casa, você tem infinitas possibilidades de criação com a área externa da piscina. Aproveite o local para colocar os complementos que traduzem a sua personalidade, dando ainda mais vida ao seu projeto.

O Studio Drop Arquitetura aplicou a nossa linha Classic em um projeto residencial cheio de personalidade em São Paulo/SP.

Qual o momento ideal para reformar sua piscina?

O inverno é um ótimo período para reformar a piscina, afinal, ela estará sendo menos utilizada e você poderá aproveitar esse espaço de lazer no verão. Outros pontos vantajosos de realizar a obra nesse período incluem o custo menor e a maior disponibilidade de materiais (a maioria das pessoas inicia a busca em cima da hora, quando o calor já começou). 

Destacamos, também, o clima favorável – mais seco – além da flexibilidade com os prazos, o que permite executar o planejamento de forma mais criteriosa e detalhada, em busca do melhor custo benefício.

Além disso, existem alguns pontos para serem analisados e que indicam a necessidade de reforma da piscina, como: 

Desgastes: Reparos são comuns ao longo do tempo, por isso verifique se há infiltrações, rachaduras ou defeitos que comprometem a segurança da piscina. Também observe como está a impermeabilização, o rejunte e o revestimento. 

Modernizar instalações: A vontade de deixá-la mais moderna pode ser a principal motivação da reforma, com a procura por soluções automatizadas. Hoje, existem alternativas que possibilitam a otimização do tratamento da água, por exemplo. 

Climatização e aquecimento: Essa é uma questão importante para quem mora em regiões frias. A temperatura adequada da água de uma piscina aquecida deve ser em torno de 28°C a 30°C. 

Agora que você já sabe como fazer um projeto de piscina, que tal olhar todas as nossas opções de revestimentos cimentícios para esse espaço? Veja qual combina melhor com o seu estilo e mãos à obra!