Ótimas opções para o entorno da piscina e áreas externas, os pisos cimentícios não esquentam e ainda são antideslizantes.

Quem nunca fugiu do piso quente da piscina ou teve de jogar água nas bordas para sentar com mais conforto? Para resolver essa questão, algumas empresas fabricam pisos e bordas de concreto atérmico, um material constituído de cimento e minerais refratários. Além de não esquentar com o sol, o produto ainda é antiderrapante, porque possui furos na superfície que funcionam como ventosas aumentando a aderência da pele ao piso.

O concreto atérmico, ou cimentício, é fácil de limpar e substitui com eficiência as pedras naturais, comumente usadas nas áreas externas. Nenhuma peça é igual a outra todas elas são fabricadas por molde, artesanalmente. Portanto, pequenas diferenças na tonalidade e espessura das placas são comuns e acabam por dar um charme rústico. Segundo a presidente da Solarium Revestimentos, Ana Cristina de Souza Gomes, se comparado aos usuais pisos, os atérmicos ainda são novidade no mercado e ganham destaque frente as pedras. “A Linha Slim, por exemplo, tem 1 cm de espessura e absorve menos de 1% de umidade, menos que o mámore”, exemplifica.

Algumas empresas aceitam pedidos sob medida. “Se o arquiteto projeta uma piscina em formato orgânico, com curvas bem acentuadas, produzimos molde sob medida”, explica Ana Cristina. As tradicionais placas são encontradas no mercado nos tamanhos 50 x 50 cm; 50 x 100 cm; 75 x 75 cm; 1 x 1 m; 1,50 x 1,50 m. Há ainda uma variedade de peças complementares como borda boleada, grelha, ralo e peças para fazer degraus de piscina.

Trecho de reportagem da revista Casa & Construção.

página página página página

página página página página