Engana-se quem pensa que a geometria ficou nas aulas de matemática da escola. Essa tendência, que de tempos em tempos ganha mais destaque na arquitetura e no design de interiores, foi sucesso no século XX com a Art Déco e na escola Bauhaus, estilos que inspiram até hoje aqueles que acreditam no poder das formas.

Aliás, a geometria já tinha seu espaço muito antes do século passado. Na arquitetura, os povos antigos já usavam para garantir a harmonia nas construções. Mas não há nada de antiquado nas formas geométricas. Pelo contrário, elas remetem a ambientes modernos e atuais, sendo uma das opções favoritas de arquitetos e designers para criar espaços contemporâneos e com personalidade.

A versatilidade das formas geométricas permitem transitar entre os diferentes estilos de projetos, trazendo inúmeras possibilidades de texturas e paginações, capazes de evocar as mais diversas reações e sentimentos. Ao menos é o que diz a Psicologia das Formas, que após anos de estudos, é capaz de determinar o significado e a influência causada por cada uma delas:

  • Quadrados e Retângulos

Normalmente associadas a construções, solidez e por consequência, segurança.

  • Triângulos

Geralmente associadas a movimento e dinamismo.

  • Círculos e Elipses

O significado mais comum é o de sensação de infinidade.

  • Espirais

Por serem formas encontradas facilmente na natureza, são associadas à vida e ao crescimento. Também são encaradas como sinônimo de criatividade.

Perfeitos para quebrar a monotonia dos ambientes, as versões geométricas em 3D agregam ainda mais valor aos projetos. Seus relevos e volumes variados conferem um efeito criativo de profundidade, saindo do óbvio e dando vida aos espaços, sejam eles pequenos ou grandes, residenciais ou corporativos. Separamos algumas inspirações com nossos revestimentos:

  • Linha Angular: Assinada por Renata Rubim, a linha possui ângulos que contrastam com as superfícies levemente abauladas. Diferentes composições podem ser obtidas a partir do movimento das peças.  
  • Linha Athos: Inspirado na obra do artista brasileiro Athos Bulcão, nas quais se destacavam os grafismos com base em cores e formas geométricas, Rodrigo Ohtake criou a linha Athos, que apresenta linhas simples e fluida, com elegantes traços que dão continuidade ao movimento.
  • Linha Bossa: Leve, descontraída e alegre, a linha concebida pelo designer Antonio Bernardo remete a efeitos óticos e mudança de planos, formas geométricas, quadrados e círculos, ajudando espaços a ganharem vida e diferentes ambientações.
  • Linha Braille: Em uma brincadeira de encaixes visual, o arquiteto Arthur Casas criou lúdicos desenhos geométricos deslocando pequenos blocos de concreto com alturas diferentes, garantindo inúmeras possibilidades.
  • Linha Contemporânea: Através de suas linhas com texturas irregulares, a linha Contemporânea faz um convite à criatividade, pois permite personalizar o resultado final de acordo com o posicionamento de cada peça.
  • Linha Corner: Os pequenos blocos de concreto da linha Corner possuem um design atual, com elevações diagonais partindo de um dos cantos que criam volume e movimento de forma criativa e elegante.
  • Linha Joá: Assinada por Zanine de Zanine, a linha tem um formato diferenciado, trazendo dinamismo aos ambientes a partir do movimento de luz e sombras no revestimento.
  • Linha Morris: Na versão revestimento de parede, assinada pela arquiteta Vivian Coser, a linha Morris ganha volume, com versões em alto e baixo relevo, brincando com as paginações e as formas geométricas.
  • Linha Pixel: Assinada pela arquiteta Fernanda Marques, é uma opção de revestimento cimentício versátil, acessível e conceitualmente forte. Composto por cinco elementos de formato hexagonal que podem contar com motivos geométricos impressos em baixo relevo, possibilita o máximo de customização com formas tridimensionais desenhadas digitalmente.
  • Linha Synapsis: Também assinada por Fernanda Marques, a linha Synapsis apresenta três componentes que podem ser combinados livremente no revestimento de superfícies. Muito versátil e contemporâneo, tem possibilidades de criação praticamente ilimitadas.